CONTRATO:
O que você não pode deixar de colocar
CONTRATO:
O que você não pode deixar de colocar
22 de Março de 2024
Texto por Patrícia Macedo (@formeipsi)
Olá, sou a Patrícia Macedo, e aqui no Formei Psi (@formeipsi) te ensino tudo que você precisa saber para se organizar na prática clínica. Hoje vamos falar sobre um assunto muito importante para quem trabalha na área de psicologia ou está iniciando na profissão. Trata-se do CONTRATO. Você sabe quais detalhes não podem faltar neste documento?
1. Dia e Horário Pré-definidos
É fundamental deixar claro no contrato que o dia e o horário das sessões são pré-definidos. Isso ajuda a organizar a agenda tanto do profissional quanto do paciente e evita possíveis conflitos de horário.
2. Duração das Sessões
Outro ponto importante é especificar qual será a duração das sessões. Normalmente, uma sessão de psicoterapia dura entre 50 minutos a 1 hora, mas isso pode variar de acordo com o profissional, público e abordagem.
3. Atrasos
É importante estabelecer como será a conduta em caso de atrasos, tanto do profissional quanto do paciente. Defina se haverá tolerância para atrasos e qual será o tempo máximo permitido.
4. Remarcações
Também é fundamental definir como funcionarão as remarcações de sessões. Isso dará segurança para ambas as partes no caso de imprevistos.
5. Faltas com e Sem Justificativa
O contrato deve estabelecer o que acontece em caso de faltas com ou sem justificativa. Será cobrado o valor da sessão? Haverá possibilidade de reposição? Essas questões devem ser esclarecidas.
6. Pagamento das Sessões
As condições de pagamento das sessões devem ser explicitadas no contrato. Isso inclui valores, forma de pagamento, data de vencimento, entre outros.
7. Valores e Reajustes
O contrato deve apresentar o valor acordado e prever a possibilidade de reajuste dos valores das sessões e em que condições isso ocorrerá.
8. Processo de Alta
Como será o processo de alta? O que determinará o fim do acompanhamento? Esses pontos também devem ser abordados no contrato.
9. Desistência e Descontinuidade
O que acontece se o paciente decidir desistir do tratamento? E se o profissional precisar interromper o atendimento? Essas situações devem ser previstas no contrato.
10. Sigilo Profissional
O contrato deve reforçar o compromisso do profissional com o sigilo das informações compartilhadas durante as sessões.
11. Condições Adequadas
O profissional deve garantir que as sessões ocorrerão em um ambiente adequado e seguro para o paciente e orientá-lo também em realizar as sessões em ambiente silencioso, sigiloso e confortável.
* Lembrando que os pontos do Contrato não se limitam a esses mencionados.