CONTRATO:

O que você não pode deixar de colocar

22 de Março de 2024
Texto por Patrícia Macedo (@formeipsi)

Olá, sou a Patrícia Macedo, e aqui no Formei Psi (@formeipsi) te ensino tudo que você precisa saber para se organizar na prática clínica. Hoje vamos falar sobre um assunto muito importante para quem trabalha na área de psicologia ou está iniciando na profissão. Trata-se do CONTRATO. Você sabe quais detalhes não podem faltar neste documento?

 

1. Dia e Horário Pré-definidos

É fundamental deixar claro no contrato que o dia e o horário das sessões são pré-definidos. Isso ajuda a organizar a agenda tanto do profissional quanto do paciente e evita possíveis conflitos de horário.

 

2. Duração das Sessões

Outro ponto importante é especificar qual será a duração das sessões. Normalmente, uma sessão de psicoterapia dura entre 50 minutos a 1 hora, mas isso pode variar de acordo com o profissional, público e abordagem.

 

3. Atrasos

É importante estabelecer como será a conduta em caso de atrasos, tanto do profissional quanto do paciente. Defina se haverá tolerância para atrasos e qual será o tempo máximo permitido.

 

4. Remarcações

Também é fundamental definir como funcionarão as remarcações de sessões. Isso dará segurança para ambas as partes no caso de imprevistos.

 

5. Faltas com e Sem Justificativa

O contrato deve estabelecer o que acontece em caso de faltas com ou sem justificativa. Será cobrado o valor da sessão? Haverá possibilidade de reposição? Essas questões devem ser esclarecidas.

 

6. Pagamento das Sessões

As condições de pagamento das sessões devem ser explicitadas no contrato. Isso inclui valores, forma de pagamento, data de vencimento, entre outros.

 

7. Valores e Reajustes

O contrato deve apresentar o valor acordado e prever a possibilidade de reajuste dos valores das sessões e em que condições isso ocorrerá.

 

8. Processo de Alta

Como será o processo de alta? O que determinará o fim do acompanhamento? Esses pontos também devem ser abordados no contrato.

 

9. Desistência e Descontinuidade

O que acontece se o paciente decidir desistir do tratamento? E se o profissional precisar interromper o atendimento? Essas situações devem ser previstas no contrato.

 

10. Sigilo Profissional

O contrato deve reforçar o compromisso do profissional com o sigilo das informações compartilhadas durante as sessões.

 

 

11. Condições Adequadas

O profissional deve garantir que as sessões ocorrerão em um ambiente adequado e seguro para o paciente e orientá-lo também em realizar as sessões em ambiente silencioso, sigiloso e confortável.

 

 

* Lembrando que os pontos do Contrato não se limitam a esses mencionados.

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ENTRE EM CONTATO

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

Abordagem: Terapia Cognitivo Comportamental
Modalidade: Online
Público: Jovens e Adultos

Demandas

  • Pessoas que buscam uma vida mais organizada e produtiva, priorizando a qualidade de vida e a saúde mental;

  • Estudantes pré-vestibulares e concursandos que, além de buscar uma organização e produtividade, lidam com as consequências emocionais dessa caminhada e buscam trilhar este caminho com qualidade e menos autocobrança e autocrítica;

  • Profissionais que buscam alto desempenho no ambiente de trabalho, mas querem aprender a conciliar com a vida pessoal e social.

  • Demandas / Diagnósticos:
    Transtornos de Ansiedade
    Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

MENTORIA INDIVIDUAL

Público: 
Estudantes da Graduação de Psicologia que pretendem atuar na área clinica;
Recém-formados em Psicologia que buscam uma Gestão Clínica eficiente;
Profissionais que estão migrando para área clínica ou já atuam, mas querem maximizar sua organização na Gestão Clínica.

Na Mentoria te ajudarei e acompanharei seu processo na Gestão Clínica.
Vou te explicar como funciona:

 

1º CONTATO

Após o seu contato, enviarei um Guia explicando como é feita a marcação da nossa primeira reunião e como será nosso processo na Mentoria.

Além disso, encaminharei um formulário com algumas perguntas para você responder antes de nos encontrarmos para que eu possa montar o Plano de Mentoria totalmente personalizado para você.

 

REUNIÃO DE ALINHAMENTO E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE MENTORIA

No dia marcado, faremos nossa primeira reunião, com base no formulário respondido, para:

  • Alinhar as expectativas;
  • Entender suas necessidades e dificuldades;
  • Traçar objetivos;
  • Avaliar quanto conhecimento você já tem;
  • Apresentar o Plano de Mentoria com todas as informações do processo (e, se necessário, reajustá-lo);
  • Definir a quantidade, frequência, duração e datas dos nossos encontros.

 

ENVIO DO CONTRATO E PLANO DE MENTORIA

Após a primeira reunião, com os ajustes e combinados feitos, encaminharei o Contrato para assinatura acompanhado do nosso Plano de Mentoria.

Estarei à disposição para suporte e dúvidas.
Conte comigo nessa jornada!

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